Friends are not FOOD

Friends  are not FOOD

terça-feira, 21 de junho de 2011

Segunda Edição de Memórias de Um Cachorro Velho- 2011

Segunda Edição de Memorias  -2011

Este é o primeiro romance de Sinara Foss, escritora gaúcha preocupada com os direitos e a proteção dos animais. O livro é narrado pelo cachorro Xôlo, que conta sua história desde o nascimento em uma fazenda, as muitas dificuldades por que passou até a velhice tranquila depois de adotado por uma família que amava os animais.
Memórias de um cachorro velho é um romance sensível, que despertará nos leitores a compreensão e empatia com as alegrias e os sofrimentos dos animais. Ao lê-lo percebemos a importância da adoção de animais adultos, que por não terem mais a fofura de filhote estão mais sujeitos ao abandono e à solidão."

Cristine Martin - Mogi das Cruzes 



2011 - Uma nova realidade




O abandono de animais é o reflexo do descaso social, constituindo-se em uma agressão não apenas aos milhares jogados nas ruas, mas à própria sociedade. De acordo com o Artigo 32 da Lei Federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, abandonar animais configura ato de maus-tratos, que é considerado crime ambiental, sujeito a punições como detenção e pagamento de multa. Essa prática condenável pode, no entanto, ser banida se forem observadas certas condutas que definem a posse responsável. Quem convive com um animal tem o dever de dispensar-lhe certos cuidados, promovendo o seu amplo bem-estar e contribuindo, ainda, para evitar o surgimento de doenças transmissíveis aos seres humanos, as chamadas zoonoses.

Dentro desse contexto, a conscientização sobre a importância do controle reprodutivo de animais torna-se uma grande aliada no combate à superpopulação de cães e gatos nas ruas das cidades. O controle reprodutivo é uma medida efetiva que contribui, significativamente, para reduzir os percentuais de animais jogados no mundo à própria sorte e modificar esse triste cenário. Cada vez mais são prioritárias atitudes individuais bem como políticas públicas voltadas a esse fim, ou seja, evitar a procriação em grandes proporções.

A adoção consciente e responsável é outra iniciativa que auxilia no propósito de retirar das ruas e de abrigos cães e gatos, filhotes e idosos, que esperam dia a dia por um lar que os acolha, onde encontrem respeito e comprometimento. Adotar é um gesto que exige disponibilidade para dar carinho e proteção, e em contrapartida, o acolhimento faz com que animais vítimas do abandono e de maus-tratos sejam gratos e fiéis aos novos responsáveis. Assim como nós, eles têm uma história de vida que pode ter um roteiro e final feliz. Semelhante ao de Xôlo, que passou por tristes episódios até encontrar uma família que lhe desse carinho e o tratasse com dignidade. Também nós podemos ajudar a escrever uma nova realidade. Basta que façamos nossa parte em relação a estes seres que são detentores de direitos, ao passo que nós, de deveres para com eles.
Regina Becker

Primeira-dama do município de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário