Friends are not FOOD

Friends  are not FOOD

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Engarrafamentos na cidade


Todos os dias por volta das 12 h aqui na nossa pequena e pacata cidade de Sto Antonio da Patrulha o transito é uma loucura. Neste horário quando as pessoas saem de seus trabalhos, com destino a suas residenciais, ou restaurantes para o almoço ou pais vão as escolas pegar seus filhos apos mais um dia de aula há muito congestionamento. Dias de chuva quando todos se deslocam de carro... Carros parados em filas, mãos impacientes nas buzinas, braços pra fora do veiculo gesticulando....
E Sexta feira?
O que é a nossa cidade na sexta feira? Sexta feira é o próprio caos! No verão um congestionamento que é notado lá em Osório na vinda da praia inicia aonde? Na rotula de Sto Antonio... Carros de motoristas da cidade se misturam com os carros que transitam ao litoral, resultando neste deprimente resultado que todos que dirigem enfrentam.
Alguém pode dizer que agora terminado o veraneio esse problema vai ter fim... Será?Gostaria muito que sim, mas não vai melhorar não!
Será que na véspera de fim de semana , dezenas de carros adicionais vindos do interior com destino aos supermercados não vão trancar as vias também? Nossa cidade esta preparada para um aumento no numero de veículos nas ruas?
Pra começar, as nossas ruas principais de acesso não deveriam ser uma RS que liga um município a outro, no nosso caso a RS 30 ( Sto Antonio ao litoral) e uma avenida estreita como a João Pedroso da Luz que liga Sto Antonio ao Caraa.. Nesta fatidica avenida quantas pessoas ainda vão ter que perder a vida ate que alguma providencia seja tomada? Moradores dos arredores da João Pedroso da Luz vão ter que se acostumar com o barulho enlouquecedor de ambulâncias, policia e bombeiros? Digo enlouquecedor porque esses barulhos sugerem, acidente, e logo pensamos nas pessoas que amamos e que naquele momento estão longe de nós...Com o barulho, vem o pensamento, será que é alguém que eu amo? Será que é alguém que eu gosto? Hoje pode ser que não, mas a qualquer hora dessas , neste ritmo de um acidente atrás do outro...quem esta livre?
Em qualquer lugar que pensemos em ir, temos que passar pela RS30 ou pela Avenida Joao pedroso da Luz...não existem rotas alternativas.Nao se encerra uma semana sem que um novo acidente aconteça ali. Caos, desorganização total.
Podemos , ou melhor, devemos depender desses dois acessos para tudo ?

Eu não sou engenheira, não posso dar soluções... Sou apenas uma tradutora, metida a escritora residente nesta cidade que dirige aqui e em outros municípios e que percebe que o transito em Sto Antonio, apesar do tamanho e numero de habitantes esta muito mal organizado.
O que pode e dever ser feito para melhorar o nosso transito?
Uma cidade pequena deve e pode melhorar seu transito. Se nem as cidades pequenas conseguem lidar com o fluxo de carros imagina as grandes!
Fica ai o pedido as autoridades encarregadas.. Algo deve ser feito e já antes que o problema recrudesça e a nossa cidade se torne um local intrafegável e mortes causadas por acidentes ultrapassem as de mortes naturais.

Um comentário:

  1. Pois é... saudade de quando engarrafamento era quase um "evento" em Santo Antônio de tão raro, hoje tá virando rotina... Se já não bastasse essa estadual cruzando o centro da cidade, aquele acostamento enorme que margeia a RS-30 motiva atitudes imprudentes dos motoristas, preocupa os pedestres (que podem ser atropelados a qualquer momento ali), além de ser um péssimo cartão postal para quem passa ou vive por aqui. Ah é, onde estão meus modos!? Meu nome é Felipe e também moro nessa cidadezinha omitida dos mapas! Hahahaha ;D
    Abraço!

    ResponderExcluir